Encontre o seu imóvel utilizando nossa busca avançada.

Fale com
nossa equipe

5 fatores que contribuem para a desvalorização dos imóveis

02 de Agosto de 2021 por Bravo

"Invista em imóveis”. Quantas vezes você já ouviu esse conselho? Realmente, este é um bom investimento e, para muitas pessoas, um grande sonho. Mas este não é um investimento estático. Isto é, não basta comprar o imóvel, esquecer que ele existe e repentinamente resolver vendê-lo.

“Invista em imóveis”. Quantas vezes você já ouviu esse conselho? Realmente, este é um bom investimento e, para muitas pessoas, um grande sonho.

Mas este não é um investimento estático. Isto é, não basta comprar o imóvel, esquecer que ele existe e repentinamente resolver vendê-lo.

Nesse caso, pode acontecer a desvalorização. Isso vai fazer com que seu imóvel perca valor de mercado e seja mais difícil vendê-lo pelo preço que se deseja.

Neste conteúdo, vamos explicar o que pode causar a desvalorização do imóvel. Assim, você poderá evitar que isso aconteça. Confira.

 

O que é a desvalorização de imóveis?

Vamos começar pelo início. Você sabe o que é a desvalorização de imóveis?

A desvalorização de imóveis é a redução do seu preço ou valor econômico. Isso acontece devido a alguma causa que modificou seu estado ou qualidade.

Entre as razões que podem influenciar, podem estar o desgaste gerado pelo tempo, ações da natureza, má conversação… Mas vamos falar melhor sobre isso agora.

 

  • Má conservação

A má conservação e má manutenção estão no topo da lista de motivos para a desvalorização de um imóvel. O motivo é muito simples: qualquer pessoa consegue perceber os danos causados por má conservação.

Ninguém gostaria de morar em um imóvel que não está bem apresentável. Por isso a manutenção é tão importante.

Um imóvel bem conservado desperta o desejo de morar lá. Então, evite deixar a grama alta, deixe a pintura em dia e preste atenção em todos os detalhes.

Lembre-se que também é importante checar as instalações elétricas e hidráulicas, além de conferir itens como esquadrias e fechaduras.

 

  • Documentação irregular

Quer evitar a queda do valor do seu imóvel? Mantenha a documentação em dia e completa. Isso porque a documentação em dia é o que facilita a venda ou aluguel do imóvel.

Isto vale ainda mais quando falamos sobre o Brasil, que geralmente exige um grande processo burocrático para quitar pendências.

Nesse sentido, também é importante que os corretores estejam cientes disso e orientem seus clientes. Se não estiver tudo em dia, certamente você vai perder dinheiro.

 

  • Imóveis com poucos quartos

Especialmente depois da pandemia, os imóveis maiores são os mais procurados.

Nesse período, as pessoas perceberam o quanto a sua casa é um espaço importante e por isso o número de quartos é algo que conta muito.

Em alguns casos, um dos quartos pode ser usado para um espaço de home office, por exemplo. Estes ambientes podem ser utilizados de diferentes formas.

Sem contar que o pouco espaço pode não ser interessante para famílias com filhos ou animais de estimação.

Ou seja, imóveis pequenos reduzem o leque de potenciais compradores ou inquilinos.

 

Leia mais: 6 dicas para você vender seu imóvel mais rápido.

 

  • Localização ruim

Imóveis em bairros afastados e longes do centro são os menos valorizados. Por isso, os imóveis próximos de avenidas importantes são os que valem mais.

Mas tome cuidado: movimento e principalmente barulho em excesso pode causar o efeito contrário, ser prejudicial e afetar o valor do imóvel.

Há também quem prefira terrenos em regiões mais arborizadas. A segurança também é um ponto incontestável e que agrega muito valor ao imóvel.

Então, é preciso estar atento aos imóveis e terrenos bem localizados. A regra vale tanto para aluguel quanto para compra.

 

  • Sem garagem ou garagem descoberta

Se você mora em uma grande cidade, saiba que é imprescindível estar atento aos fatores relacionados à mobilidade.

Pessoas que possuem carro ou moto não abrem mão de um imóvel com garagem. Afinal, estes também são investimentos e exigem segurança.

E, mesmo no caso de um futuro morador sem carro ou moto, este pode ser um plano a longo prazo que pode influenciar na decisão de compra ou locação.

Então, prestando atenção nestes quesitos, você com certeza vai manter o seu imóvel sempre valorizado.

 

Para ter certeza de que seu imóvel será vendido ou alugado com facilidade, conte com os corretores de imóveis da Jacques.

Você pode falar com nossa equipe pelo WhatsApp, agilizando ainda mais o processo. Não perca mais tempo! Esperamos por você.

Compartilhe essa publicação