Encontre o seu imóvel utilizando nossa busca avançada.

Fale com
nossa equipe

O que é depreciação de imóvel?

25 de Março de 2022 por Jacques Imóveis

Conhecer em detalhes as regras do mercado imobiliário é muito importante para que a compra de um imóvel não se transforme em dor de cabeça.

Não importa se o seu intuito é comprar ou vender o apartamento da família, na hora de negociar este tipo de propriedade, é sempre bom pensar na taxa de depreciação.

Mas o que é esta taxa? Como é feita essa conta? Quais fatores são levados em consideração? Como exatamente ela afeta o valor do imóvel? 

Para responder a estas perguntas, continue a leitura.

O que é a depreciação?

A depreciação avalia e calcula a redução de preço de um bem por algo que modifica seu estado original ou que impede sua utilização para o fim ao qual foi destinado.

Podemos dizer que esta taxa é um percentual que é subtraído mensal ou anualmente do valor de um bem conforme o tempo passa.

Todos os bens físicos sujeitos à deterioração podem ser depreciados. No Brasil, o cálculo é feito de acordo com critérios fixados por intermédio da Receita Federal.

Ou seja, a depreciação de imóveis é a sua desvalorização. Ela pode envolver os seguintes fatores: desgaste ocasionado pelo tempo de uso, obsolescência ou mesmo ações da natureza que prejudicam a integridade da construção.

O objetivo da taxa de depreciação é saber em quanto foi reduzido o valor de um imóvel, e é fundamental para a avaliação de seu preço para uma negociação.

Como calcular a taxa de depreciação dos imóveis?

Os quesitos que devem ser levados em conta para fazer este cálculo são principalmente tempo, tipo de uso e ação da natureza.

O detalhe é que a depreciação não é uniforme para todos os tipos de imóvel. Isso quer dizer que diferentes imóveis sofrem depreciação de maneiras também diferentes.

As vagas de garagem para locação e terrenos, por exemplo, são os tipos que menos perdem valor com a depreciação.

Já outros imóveis, como salas comerciais e residências, sofrem mais com o passar do tempo. Os apartamentos depreciam ainda mais rápido que as casas.

Para este cálculo, um dos fatores considerado é o tipo de reforma necessária para manter o bem em bom estado. Enquanto uma vaga de garagem só precisa de uma pintura de tempos em tempos, um prédio comercial ou uma residência pode necessitar de reformas maiores para garantir uma boa conservação.

De acordo com a legislação tributária, um imóvel tem taxa de depreciação de 4% ao ano. O valor sobre o terreno deve ser separado do valor da construção, uma vez que não sofre depreciação. 

Além disso, imóveis que ainda estão à venda são chamados de estoque, e por isso não sofrem depreciação.

Os cálculos podem ser feitos usando várias fórmulas que indicam o coeficiente de depreciação e permitem chegar a um valor atualizado do imóvel.

Os métodos mais comuns são:

  • linha reta, para calcular o valor atual da depreciação;
  • valor decrescente, para calcular a depreciação por uso ou desgaste;
  • Kuentzle, que possibilita calcular a depreciação em momentos diversos da vida útil do imóvel.

Por que é importante fazer esta conta?

Calcular a taxa de depreciação do seu imóvel é importante se você for utilizá-lo como investimento. Assim é possível saber se ele tende a valer no futuro, mesmo que dinâmicas próprias do mercado também afetem essa estimativa.

Nas residenciais, saber a taxa de depreciação pode ajudar a indicar o valor máximo a ser gasto em uma eventual reforma, por exemplo.

Afinal, por mais que imóveis muito antigos possam ter um valor mais baixo devido à taxa de depreciação, ainda podem necessitar de reformas — que não serão incorporadas a seu valor.

 

Compartilhe essa publicação