Encontre o seu imóvel utilizando nossa busca avançada.

Fale com
nossa equipe

Faculdade e aluguel: como se organizar financeiramente

07 de Fevereiro de 2022 por Jacques Imóveis

Entrar na universidade para ter um diploma de ensino superior é o sonho de muitas pessoas que desejam um futuro melhor e a conquista de uma boa profissão.

No entanto, pagar a faculdade pode ser um desafio, principalmente se faltar planejamento financeiro na vida do estudante. Além disso, muita gente precisa sair da casa dos pais, e às vezes até mudar de cidade para ingressar em uma universidade. O que gera mais um custo.

A boa notícia é que, com organização, é possível custear os estudos e arcar com o aluguel, realizando o sonho de morar sozinho e da graduação.

Neste artigo, você vai conferir algumas dicas para manter suas finanças pessoais sob controle durante esse período e, assim, começar a construir uma relação mais saudável com o dinheiro.

Acompanhe!

1. Pesquise a cidade em que vai morar

Já sabe onde vai estudar? Agora é importante você conhecer a cidade em que vai morar.

Pesquise na internet sobre como é o ritmo do lugar, como são os bairros, qual o custo de deslocamento e transporte público e quais são as opções de lazer.

Com uma boa pesquisa, você será capaz de perder o medo de ir para um local desconhecido e ainda tornará sua vida muito mais fácil após a mudança.

2. Encontre seu local ideal

Após conhecer a cidade, é hora de encontrar o seu lugar. Mas primeiro, você precisa entender como está sua situação financeira.

Normalmente morar próximo à universidade é uma boa opção, pois você terá menos gastos com transporte e geralmente os imóveis são mais acessíveis.

Considere quais são suas necessidades em um imóvel, mas seja consciente. Se você vai morar sozinho, não precisa de 2 quartos ou uma cozinha gigante.

3. Qual é a sua renda?

É muito importante você entender de onde vai vir o dinheiro para você se manter. Muitos estudantes possuem apoio dos pais e não precisam se preocupar com o trabalho, mas esta não é a realidade de todos.

Uma boa opção para estudantes que precisam se manter por conta própria é conseguir uma bolsa e fazer trabalhos freelancer, pois não consomem tanto do seu tempo e são mais flexíveis.

Mas se você prefere ingressar em uma carreira, é importante você planejar bem seus horários para que consiga conciliar o trabalho com seus estudos.

4. Considere seus custos

Cuidado com suas despesas!

É fácil esquecer-se de contabilizar cada passagem de ônibus, cada lanche na faculdade, e no mês seguinte não conseguir bancar o aluguel, água, luz, internet…

Faça uma tabela com todas as suas despesas mensalmente. É importante contabilizar cada centavo, assim você poderá dividir melhor seu dinheiro e, mais importante, saberá quando pode gastar com as coxinhas da facul.

5. Faça uma lista de prioridades

Lembre-se que você está se mudando para um novo local, e a menos que esteja ingressando em uma república pronta, você vai precisar comprar móveis e eletrodomésticos.

Mesmo que você acredite que não precisa de um fogão, você precisa; então é importante fazer uma lista de prioridades, para que você não se aperte financeiramente.

 

Com estas pequenas dicas, você já terá um norte para começar a morar sozinho e cursar a faculdade sem passar por apertos.

Compartilhe essa publicação