Encontre o seu imóvel utilizando nossa busca avançada.

Fale com
nossa equipe

Como usar o seu FGTS para financiar um imóvel.

06 de Dezembro de 2023 por Jacques Imóveis

No nosso último encontro do ano aqui no Blog da Jacques, abordaremos o tema de como utilizar o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para a aquisição de um imóvel, além de esclarecermos a maneira como as pessoas têm aproveitado esse direito para facilitar a compra de suas propriedades.

Antes de mais nada, é fundamental compreender que o FGTS foi instituído para resguardar os trabalhadores dispensados sem justa causa. Mensalmente, os empregadores depositam 8% do salário bruto do empregado em uma conta na Caixa Econômica Federal. Essa conta não exige solicitação ou abertura por parte do trabalhador, não gera custos adicionais e permanece a mesma em caso de mudança de emprego.

Agora, você pode estar se questionando se tem direito a esse recurso, não é mesmo? Todos os trabalhadores registrados em regime CLT, trabalhadores rurais, temporários, safreiros, empregados domésticos e até mesmo avulsos ou atletas profissionais recebem esse recurso mensalmente.

Existem diversas formas de verificar o saldo acumulado. Pelo site da Caixa, é necessário informar o número do PIS/PASEP. Nos caixas eletrônicos, recomendamos o uso do tradicional Cartão Cidadão. Caso não tenha o cartão em mãos, é possível pressionar a tecla “enter” e digitar o número do PIS, juntamente com a senha do cartão.
Outro detalhe relevante a ser destacado é que a cada dois meses é enviado um extrato com os depósitos realizados para a residência do trabalhador.

Entendido essa parte, é importante compreender como é possível sacar seu FGTS. A primeira etapa é reunir toda a documentação necessária, que inclui um documento com foto, a carteira de trabalho e o número do PIS/PASEP. Com esses dados em mãos, é possível utilizar o Cartão Cidadão para sacar em lotéricas ou caixas eletrônicas, desde que o valor não ultrapasse o limite de R$3.000,00. Os valores acima desse montante devem ser levantados nas agências da Caixa, mediante apresentação de um documento oficial com foto.

Não se esqueça: o valor tem um prazo de alguns dias úteis para ser creditado em sua conta.
Você pode utilizar o FGTS para adquirir um imóvel, desde que seja especificamente residencial. Esse recurso é comumente empregado para dar entrada ou amortizar parte do saldo devedor no pagamento das parcelas.

As exigências para a compra de um imóvel com esse fundo incluem a destinação exclusiva para moradia, o valor não ultrapassar R$ 1,5 milhão e o imóvel não ter sido financiado pelo FGTS na aquisição anterior por pelo menos 3 anos.
Uma excelente oportunidade, não é mesmo? Agora que você está por dentro de todas as informações sobre o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, pode verificar seu saldo e discutir com seu Corretor de confiança.

Espero que tenha apreciado o tema deste mês.

Nos vemos no ano que vem!

 

Fonte: Caixa Economica Federal.

Compartilhe essa publicação