
O mercado imobiliário é um dos poucos que continua com boas perspectivas de melhoria no próximo ano. A influência para isso vem da transição nas configurações da rotina das pessoas, aumentando o tempo que passam em casa.
Morar perto do trabalho não é mais uma das prioridades na hora de escolher uma nova propriedade. Essa mudança surge a partir da chegada do trabalho híbrido ou totalmente em casa, que faz com que a busca por imóveis maiores, com espaços para home office continue aumentando.
Outro bom motivo que mantém o mercado ativo é a aquisição de um imóvel como um investimento. Afinal, ter uma propriedade imobiliária ainda segue sendo uma das formas mais procuradas por quem busca conquistar o primeiro imóvel e até mesmo por quem já possui casa própria.
Veja a seguir as principais tendências do Mercado Imobiliário para 2022.
Espaços maiores com infraestrutura para o lazer
Antes da pandemia, havia uma grande busca por imóveis do tipo studio, com espaços reduzidos e mais próximos aos grandes centros. Mas isso ficou no passado.
A consolidação do home office e a consequente necessidade de um cômodo separado para trabalhar com conforto, fez com que a preferência de imóveis maiores ganhe cada vez mais força.
Além disso, a necessidade de passar mais tempo em casa influencia o aumento das buscas por casas e apartamentos com maiores infraestruturas para o lazer, como espaços com varandas.
Processos mais tecnológicos e menos burocráticos
A utilização da tecnologia no Mercado Imobiliário é uma das principais tendências para os próximos anos, e isso inclui, desde a visitação com o tour virtual, até a assinatura digital de documentos.
Outra tendência é a diminuição das burocracias na contratação e a otimização do tempo. Isso faz da locação digital uma excelente saída para o aumento da agilidade de contratos fechados e da lucratividade.
Empreendimentos mais sustentáveis
A sustentabilidade é um tema que vem ganhando mais espaço nos últimos anos e deve ser ainda mais valorizada dentro do Mercado Imobiliário no futuro.
As buscas por locais com espaços verdes e o uso de materiais recicláveis serão mais impulsionados, assim como a utilização de lâmpadas de LED. O desenvolvimento de recursos para o reaproveitamento de água da chuva, por exemplo, também aparece como uma grande tendência.
Acesse outros conteúdos, visitando o blog
Se você gostou deste conteúdo, não deixe de conferir nosso blog completo. Lá você encontra mais dicas, tendências e curiosidades sobre o Mercado Imobiliário.
Até mais.