Encontre o seu imóvel utilizando nossa busca avançada.

Fale com
nossa equipe

Financiamento de imóvel: Como comprovar a renda e adquirir sua moradia.

08 de Janeiro de 2024 por Jacques Imóveis

Sabemos que o processo de solicitar um financiamento pode parecer confuso e difícil para quem nunca vivenciou essa experiência, principalmente quando o assunto é comprovar renda. Por isso, iniciamos o ano te dando algumas dicas importantes sobre o financiamento.

Para adquirir um financiamento bancário, é necessário apresentar comprovação de renda, seja você um trabalhador com carteira assinada (CLT) ou empreendedor, a fim de demonstrar a capacidade de pagamento em relação ao valor que será emprestado para a compra do seu próprio imóvel.

Na análise, são calculados tanto o valor da entrada, que deve ser pago inicialmente, quanto o montante que será liberado e parcelado pelas instituições financeiras. Por meio dessa análise, é possível entender suas reais condições financeiras e verificar se você conseguirá efetivamente arcar com as despesas relacionadas à sua moradia.

Essa etapa é benéfica para ambas as partes, uma vez que o banco se resguarda contra possíveis inadimplências, enquanto você reduz as chances de ter restrições no CPF ou de acumular dívidas não previstas.
Na maioria das situações, a comprovação de renda é obrigatória, exceto em raras circunstâncias em que o cliente já mantém um relacionamento sólido e duradouro com a instituição financeira.

Os documentos normalmente utilizados para comprovação de renda.

Dentre os documentos necessários, encontra-se o Holerite, que é um comprovante fornecido pela empresa ao trabalhador registrado em regime CLT. Este documento é rotineiramente emitido mensalmente pela empresa, e os bancos geralmente solicitam os últimos três meses.

Além disso, a Declaração do Imposto de Renda e o extrato bancário também são requisitados. No caso do extrato, é comum pedir um histórico de 6 meses, e este pode ser obtido através do próprio aplicativo do seu banco.

Para aposentados, o extrato necessário é o de aposentadoria, que está sob os cuidados do INSS, sendo a solicitação feita diretamente por lá. Outro aspecto relevante a considerar é o Score, uma pontuação de 0 a 100 calculada por órgãos de proteção de crédito, refletindo um resumo do seu comportamento financeiro ao longo do tempo.

A comprovação de renda para MEI, autônomos e empreendedores.

Em situações em que não há carteira assinada devido a atividades empreendedoras ou outras fontes de renda, ainda é possível solicitar financiamentos. Para isso, são requeridos documentos como o Decore, que consiste em uma declaração de percepção de rendimentos.

Também podem ser solicitados o Contrato Social e o de Prestação de Serviços para análise da renda, bem como das entradas e saídas nos últimos anos. Além disso, o Pró-Labore é o documento que fornece informações sobre a remuneração dos sócios, quando aplicável dentro da empresa.

É importante ressaltar que mesmo em situações como essa, os extratos bancários e a Declaração de Imposto de Renda são válidos, pois atestam a movimentação da conta.

Sem dores de cabeça.

É interessante adotar boas práticas para assegurar o direito ao crédito. Busque manter uma organização financeira que permita o pagamento das contas em dia e evite mudanças de emprego durante o processo.

Estar solidamente empregado é sempre bem visto. Por fim, mas não menos importante, certifique-se de que a mensalidade do seu empréstimo seja compatível com sua capacidade financeira. Se necessário, busque ajuda especializada.

Comprovar a renda para obter a liberação de um financiamento pode ser simples, seguindo boas práticas e apresentando os documentos corretos. Basta manter uma conduta financeira sólida e seguir as orientações da Jacques.
Esperamos que você tenha compreendido tudo e, caso seja sua vontade, consiga obter seu financiamento imobiliário.

Compartilhe essa publicação