Encontre o seu imóvel utilizando nossa busca avançada.

Fale com
nossa equipe

Por que (e como) observar a orientação solar na escolha de um imóvel

19 de Julho de 2021 por Bravo

Mais conforto, economia e saúde. Todos nós queremos isso para nossa família, certo? Saiba que tudo isso também deve ser observado na hora de escolher o seu imóvel.

Mais conforto, economia e saúde. Todos nós queremos isso para nossa família, certo? Saiba que tudo isso também deve ser observado na hora de escolher o seu imóvel.

Isso porque estes aspectos importantes da nossa vida, como saúde e economia, podem ter relação com a incidência solar em nossa residência.

A orientação solar é um fator muito importante na hora de escolher um lar. Isso porque a luz solar pode ser tanto positiva quanto negativa. É preciso estar atento!

Neste conteúdo, vamos lhe falar por que este é um ponto tão importante e como observar a orientação solar na hora de escolher um imóvel. Confira.

 

Por que observar a orientação solar é importante

Este é um ponto tão importante quanto a metragem e a localização. O imóvel que recebe a luz solar adequada conta com benefícios como melhora na qualidade de vida e menos custos.

Por exemplo, em regiões mais úmidas, a orientação solar pode ajudar a evitar problemas com fungos e mofo.

Sem contar que essa é a melhor forma para que os ambientes sejam agradáveis durante o inverno.

Mas o contrário também pode acontecer: ambientes que recebem sol por muito tempo e em alta intensidade podem apresentar problemas nos pisos. Além do mais, a pintura das paredes também pode ficar desbotada.

A exposição também reduz a vida útil das cortinas e tapetes, além de aumentar consideravelmente o consumo de energia pelo ar condicionado.

 

Como observar a orientação solar

Para observar a orientação solar, é preciso primeiro saber em qual região do Brasil você está. Afinal, devido ao movimento do sol, a orientação solar pode mudar.

Por isso, não há uma regra universal para a posição do imóvel.

O Brasil fica no hemisfério sul e por isso a face norte recebe mais luz do sol durante o dia.

Como sabemos que o sol nasce ao leste, é fácil constatar que esta é a face que receberá mais luz pela manhã. Então, a face oeste receberá o sol da tarde.

Ainda parece difícil? Então confira na imagem:

Conheça a melhor posição solar para cada ambiente

 

Cada ambiente da casa necessita de uma quantidade de luz solar diferente.

Isso fará com que cada ambiente seja aconchegante para os moradores, recebendo a quantidade certa de luz e calor.

 

  • Cozinha

 

A cozinha normalmente é mais úmida e por isso deve ser iluminada e ventilada. Mas lembre-se de evitar a incidência direta da luz solar, pois os eletrodomésticos podem estragar por isso.

Em regiões mais úmidas, as faces norte, leste ou oeste ajudam a manter o ambiente seco.

 

  • Quarto

 

O quarto é um lugar de maior permanência. Por isso, é importante ser bem arejado.

Os cômodos posicionados ao leste terão predominância do sol da manhã e isso irá auxiliar na rotina do sono. Assim, o ambiente será aquecido durante o dia e fresco durante a noite. Isso irá contribuir também para a sensação de ser um ambiente bem arejado.

 

  • Sala e varanda

 

Estes são cômodos que normalmente são bem arejados, seja a leste ou ao norte. Mas, se estiverem posicionados ao oeste, podem ser mais aquecidos.

Então, salas e varandas ao oeste podem ficar melhores com plantas e flores, pois deixam o clima mais ameno.

 

  • Banheiro

 

O banheiro, assim como a cozinha, também tende a ser mais úmido. Mas neste caso é mais difícil que seja um ambiente arejado, então existe a possibilidade de haver bolor.

Por isso, é importante que receba sol em alguma parte do dia, independente da face escolhida.

 

Seguindo estas orientações, você com certeza escolherá um imóvel excelente e que fará muito bem para sua qualidade de vida.

Conte conosco para fazer essa escolha! Acesse jacquesimoveis.com.br/ e confira todas as nossas possibilidades de compras e aluguéis.

Compartilhe essa publicação