
Por diversas razões, algumas pessoas acabam optando por alugar um imóvel sem o intermédio de uma imobiliária.
Em muitas situações, isso até pode parecer um bom negócio; no entanto, é preciso estar ciente dos riscos que envolvem a prática.
É como se diz por aí: o barato pode sair caro. Então, preste atenção para não ter dores de cabeça.
Acesse nosso blog para conferir alguns dos riscos da relação direta entre proprietário e inquilino e cogite contar com o intermédio de uma imobiliária para obter mais segurança e tranquilidade no decorrer do período de aluguel.
Desgastes no relacionamento
Todo relacionamento está sujeito a desgastes, e a relação entre proprietário e inquilino não é diferente.
Entre as razões para desgastes estão discussões sobre reajuste de aluguel, responsabilidade de reformas e atrasos no pagamento.
Trata-se de desgastes que podem ser evitados por meio do intermédio de uma imobiliária, que possui a experiência necessária para lidar com esses tipos de situações de uma forma bem mais tranquila.
Possibilidade de fraudes
Infelizmente, o risco de fraudes em documentos é uma realidade em todo tipo de comércio ou serviço, e isso não é diferente no ramo imobiliário.
Desconfie de propostas que parecem muito tentadoras e que não levam o nome de uma imobiliária reconhecida do mercado.
Falsos corretores ou inquilinos podem forjar documentos para aplicar golpes com o objetivo de levar vantagens financeiras.
Inadimplência
Este costuma ser um dos maiores medos por parte de quem é proprietário de um imóvel, principalmente no caso do aluguel sem imobiliária.
A situação é pior ainda nos casos que envolvem pagamento de condomínio, uma vez que a ausência de pagamento por parte do inquilino pode gerar problemas para o dono do imóvel.
Quando o aluguel ocorre por meio de uma imobiliária, evitam-se erros com a garantia locatícia e, assim, a possibilidade de prejuízos no fim de cada mês.
Insegurança contratual
Optar pelo aluguel sem o intermédio de uma imobiliária pode representar a ausência de um contrato formal ou a ausência de condições claras para o negócio.
Isso pode passar despercebido ou não ganhar sua devida atenção no momento de dar início ao aluguel, mas pode trazer dores de cabeça no caso de enfrentar-se problemas cujas condições não estejam claras para ambas as partes.
Em contraponto, imobiliárias de credibilidade contam com equipe especializada para preparar documentos com a segurança jurídica que se faz necessária.
Desrespeito às leis
Na ânsia por receber o que inquilinos devem, os proprietários de imóvel alugado sem a interferência de imobiliária podem decidir realizar as cobranças por conta própria.
É claro que se trata de um direito do proprietário reivindicar aquilo a que tem a receber, mas existem formas corretas para fazer isso. Caso contrário, este pode infringir regras da Lei do Inquilinato e dos Direitos do Consumidor.
O proprietário pode enfrentar problemas, por exemplo, se submeter os inquilinos a algum tipo de constrangimento durante a tentativa de cobrança. Ou seja, trata-se de uma situação complicada e que merece muita atenção.
Precisando alugar um imóvel e tem dúvidas sobre como fazer? Então, entre em contato com a Jacques Imóveis.
Nossa equipe possui experiência para lhe ajudar a tirar dúvidas e encaminhar a locação do seu imóvel.
Clique AQUI para falar com um de nossos corretores.