Encontre o seu imóvel utilizando nossa busca avançada.

Fale com
nossa equipe

Análise de crédito: entenda como ela é feita e quanto tempo demora

07 de Fevereiro de 2023 por Jacques Imóveis

Muitas pessoas optam pelo empréstimo como uma alternativa para colocar as contas em dia, planejar uma viagem, ou realizar o sonho da casa própria.

Antes de chegar lá, no entanto, o cliente passa por uma análise de crédito, um processo que avalia a capacidade de pagamento da dívida, pendências jurídicas entre outros quesitos. 

Nestas etapas, algumas pessoas acabam sendo “reprovadas”, por isso, entender qual é o tipo de perfil com mais chances de aprovação, pode ajudar. 

Então, se você está pensando em optar por esse tipo de solução para conquistar seu imóvel, continue a leitura. 

Como é feita a análise de crédito?

Durante a análise de crédito, o principal fator avaliado é o histórico de bom pagador do consumidor. 

Essas informações são obtidas por meio do CPF e dos dados que ficam dentro das plataformas de birôs de crédito, como Serasa, SPC Brasil e Boa Vista SCPC.

O histórico, chamado de score, é uma pontuação que pode ir de 0 a 1 000 pontos, cujo cálculo considera o comportamento de consumo e pagamento dos últimos 12 meses de cada pessoa. 

Quando a pontuação no score está muito baixa – principalmente em caso de inadimplência/nome negativado -, o pedido de crédito é negado automaticamente.

O que significa sujeito a análise de crédito?

Quando isso acontece é porque o banco ou financeira está avaliando através de um processo próprio se você realmente tem condições de pagar pelo valor solicitado.

Quanto tempo demora a análise de crédito?

Cada banco ou financeira tem um tipo de procedimento e acaba tendo seu próprio tempo. 

Mas, com as evoluções recentes no processo de aprovação, esse tempo costuma variar entre 1 e 15 dias corridos.

Fatores que influenciam a análise de crédito

Mas, além disso, quais fatores tornam um perfil de cliente ideal e bem aceito para se tomar um empréstimo? 

1- Motivações do crédito

As suas chances de aprovação podem aumentar quando há certeza, clareza e segurança sobre o porquê de estar se engajando na operação. 

Essa é a primeira etapa do processo e o que vai definir o encaminhamento para a análise de crédito.

2- Vínculo empregatício/comprovação de trabalho

A ocupação do tomador de crédito é outro fator importante para comprovar uma renda mensal consolidada e constante. Sem este ítem, dificilmente você conseguirá o empréstimo.  

Geralmente, funcionários dos setores privado e público têm mais facilidade em conseguir crédito.

Para os autônomos, a sazonalidade do serviço e a falta de organização com as finanças pessoais e profissionais podem ser empecilhos. Isso porque, muitos dos autônomos acabam confundindo o fluxo de caixa pessoal com o profissional.

3- Residência

A residência é muitas vezes usada como garantia, ou referência em uma operação de empréstimo. Nesses casos, o tipo de residência pode facilitar o momento em que o banco, a financeira e/ou a fintech de empréstimo analisam o perfil de crédito do consumidor.

4- Conta bancária

O perfil bancário dos clientes também é avaliado na hora de pedir empréstimo. Pessoas que contam com conta corrente, com ou sem cheque especial, têm boas chances de conseguir crédito.

Para os especialistas, a movimentação bancária se coloca como uma vitrine dos gastos e da vitalidade financeira do futuro tomador de empréstimo. 

 

Essas dicas podem te ajudar se você está pensando em tentar um empréstimo. Entretanto, tenha em mente que cada instituição financeira tem o seu método de análise de crédito. Por isso, as motivações podem variar. Caso tenha dúvidas, pergunte à empresa que pretende tomar o empréstimo.

Compartilhe essa publicação