Encontre o seu imóvel utilizando nossa busca avançada.

Fale com
nossa equipe

Como escolher eletrodomésticos e eletrônicos eficientes para reduzir o consumo de energia em casa.

28 de Março de 2024 por Jacques Imóveis

Tão importante quanto ter nosso lar é saber gerir de forma consciente os recursos da natureza e, claro, economizar naquilo que for possível e de forma inteligente. Pensando nisso, separamos algumas dicas para te ajudar na hora de poupar.

Cuidando do Meio Ambiente e reduzindo as despesas domésticas.

É vital entender como podemos reduzir nosso consumo de energia para economizar dinheiro e garantir um suprimento de energia sustentável. Ter essa consciência é importante e as ações podem começar por algo que, por vezes, nem nos damos conta: a escolha dos eletrodomésticos.Mas, antes de tudo, é preciso compreender que essas estratégias são importantes, pois o consumo desenfreado de energia contribui para diversos fatores, como a emissão de gases de efeito estufa, além de utilizar recursos finitos, como a água e combustíveis fósseis.

Iluminação e isolamento térmico.

Precisamos da iluminação diariamente e ela representa uma parte significativa do nosso consumo. As lâmpadas incandescentes devem ser substituídas por lâmpadas LED, que representam um baixo consumo e também duram mais, além de consumir menos energia.
Com um bom isolamento térmico, você garante uma menor necessidade de aquecimento ou resfriamento excessivos. Cada vez mais, as pessoas têm pensado sobre essa pauta e como ela influencia na qualidade de vida de quem mora no local e na economia.

Uso de Eletrodomésticos e Eletrônicos.

O título deste mês no Blog da Jacques não poderia ser outro, isso porque os aparelhos e dispositivos móveis que usamos para diversas finalidades também são verdadeiros vilões na hora de gastar energia.
É preciso optar por eletrodomésticos com classificação energética elevada. Assim como as lâmpadas de LED, eles consomem menos energia ao longo prazo.
Os aparelhos eletrônicos também podem ser desligados quando não estiverem em uso. Uma régua de tomadas com interruptor pode facilitar os desligamentos de vários dispositivos de uma única vez.

Energia Solar e controle de temperatura.

Cada vez mais comum, os painéis solares é uma possibilidade que valoriza o seu imóvel e também te faz economizar bastante. Isso porque sua casa se transforma em uma reserva de energia natural e você passa a economizar todos os meses, além de gerar sua própria energia limpa e totalmente renovável.
Os termostatos programáveis são utilizados para otimizar a temperatura da casa, garantindo que ela esteja confortável por mais tempo.

Você, literalmente, no controle.

Criar uma espécie de tabela de consumo pode ser uma alternativa inteligente para quem busca reduzir a conta de energia. Para isso, é preciso identificar todos os aparelhos eletrônicos da sua casa, além de dados como o tempo médio de uso diário.

Dica: Existem calculadoras gratuitas disponíveis virtualmente na internet que facilitam o processo de contagem de Watts (W).

Além disso, é preciso avaliar o seu consumo e utilizar os dados para identificar oportunidades de economia e estabelecer metas a longo prazo, avaliando o seu progresso a cada final de mês.

Um benefício não só para o lugar em que vivemos, mas para o seu futuro.

Reduzir o consumo de energia deve ser uma prática adotada por todos. Ele é benéfico para o meio ambiente, mas também para as suas economias e da sua família. As escolhas inteligentes vão desde a instalação de medidores de energia até mesmo atitudes simples como usar calculadoras virtuais.
Além das práticas trazidas pelo Blog da Jacques neste mês, há muitas formas de economizar e repensar sobre o uso dos nossos recursos naturais. Esperamos que tenham gostado e não deixem de compartilhar conosco quais medidas vocês adotam em casa na hora de economizar energia.

Compartilhe essa publicação