Encontre o seu imóvel utilizando nossa busca avançada.

Fale com
nossa equipe

Morar sozinho: veja como realizar este sonho sem deixar de se cuidar

19 de Setembro de 2022 por Jacques Imóveis

Decidir morar sozinho pela primeira vez é um momento de grande ruptura na vida de uma pessoa.

Para os mais jovens, isso significa sair da casa dos pais. Para os mais velhos, a motivação pode ser o fim de um casamento, caso a pessoa nunca tenha morado sozinha antes, por exemplo. 

Independente de qual seja a sua motivação, essa é uma decisão que traz consigo muita responsabilidade. Por isso, trouxemos algumas dicas para tornar esse período mais fácil. Confira quais são elas a seguir. 

Faça um levantamento dos custos

Quando moramos com nossos pais, muitas das despesas da casa são pagas por eles. Então, ao decidir morar sozinho é preciso se organizar para administrar o dinheiro.

Para não correr o risco de gastar mais do que pode e deixar as contas pendentes veja algumas coisas que podem ajudar na organização:

  • Planilhas de organização financeira: para que você tenha uma visualização de gastos fixos como aluguel, luz, alimentação, transporte e internet, faça das planilhas sua aliadas;
  • Saiba quanto você ganha: saber o valor total que você ganha vai te ajudar a entender até quanto pode gastar. Mesmo que esse valor venha de uma mesada, por exemplo, você controla as entradas e saídas para que o valor do aluguel não pese no final do mês;
  • Procure por opções que caibam no bolso: ao procurar por um imóvel, você pode utilizar diversos filtros da nossa busca. Eles te ajudam a encontrar o mais adequado ao seu orçamento e do jeitinho que você quer. 

Organize-se

Ao morar sozinho você vai descobrir várias coisas, e uma delas é que a louça não se leva por conta própria. 

Então mesmo com a rotina cansativa, você precisa tirar um tempo para cuidar da organização da casa. 

Lembre-se: se você fizer um pouco por dia, não irá acumular nenhum serviço. 

Cuide de você

Quando você decide morar sozinho, não vai ter ninguém para cuidar de você. Por isso você precisa ser responsável o suficiente para cuidar de si mesmo. 

Aposte em comidas saudáveis e evite os congelados ou industrializados, como o clássico macarrão instantâneo. 

Diferente do que muitos pensam, você precisa ser um chef de cozinha ou gastar muito dinheiro para se virar bem com a alimentação. 

Além disso, não esqueça da sua saúde mental. Muitas pessoas se habituam a ter sempre alguém em volta ou tem medo de sair da convivência familiar. 

Isso tudo pode mexer com as emoções, e por conta disso, é importante se preparar psicologicamente para esse momento, entendendo que morar sozinho não significa se isolar ou estar solitário. 

Morar sozinho significa ter o seu espaço, a sua privacidade e o seu tempo para fazer as coisas. Seus amigos e familiares vão sempre poder te visitar e passar um tempo com você!

Para conferir opções de imóveis para comprar ou alugar e iniciar a sua experiência, clique aqui

Compartilhe essa publicação