Encontre o seu imóvel utilizando nossa busca avançada.

Fale com
nossa equipe

Separar o lixo: entenda porque fazer na sua casa

10 de Novembro de 2022 por Jacques Imóveis

Cuidar do lar também é cuidar de tudo que faz parte da nossa rotina. Além do espaço de conforto e aconchego, cuidar o lixo que produzimos ao longo do dia também é fundamental.

Uma pesquisa realizada em 2021 pela Abrelpe (Associação Brasileiras das Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais) indicou um alto crescimento de lixo em aterros sanitários. 

 

O aumento da produção em massa de materiais que consumimos que, na maioria dos casos são descartados sem possibilidade de reutilização fez com que houvesse uma maior conscientização em prol de boas práticas para proteger o ambiente. 

 

Atividades simples como separar corretamente o lixo evita o acúmulo em aterros sanitários e diminui o impacto ambiental. E você sabia que podemos começar dentro de casa?

 

Cuidar do lar também é cuidar de tudo que faz parte da nossa rotina. Além do espaço de conforto e aconchego, cuidar o lixo que produzimos ao longo do dia também é fundamental. Confira a seguir como você pode fazer a sua parte!

 

Você sabe o que é reciclagem?

 

A reciclagem é a principal alternativa para a solução da grande quantidade de lixo produzido. 

 

Seu processo é relativamente simples: através da coleta de resíduos que seriam descartados, eles são reavaliados e reinseridos no mercado como matéria prima de novos produtos. 

 

O processo de reciclagem é desenvolvido em várias fases, dependendo do material, que podem ser classificados como: coleta e separação, revalorização e transformação. É importante ressaltar que a fase de coleta e a separação são processos fundamentais para que todo o restante seja realizado. 

 

Existem várias técnicas de reciclagem, que variam de acordo com o tipo de material utilizado. Entre eles, os principais são: papel, vidro, plástico, metal e resíduo orgânico. 

 

Como separar o lixo orgânico?

 

O lixo orgânico (também conhecido como resíduo orgânico) é um tipo de lixo cuja origem é biológica, sendo animal ou vegetal, é produzido nas residências, empresas, escolas, e demais ambientes onde há grande concentração de pessoas. 

 

A reciclagem do lixo orgânico é baseada nas técnicas de sustentabilidade já que, se depositadas em locais inapropriados podem causar impactos negativos no meio ambiente.

 

Dentre os exemplos de lixo orgânico, estão: restos de alimentos (carne, vegetais, frutas, ossos), papel usado, sacos de café, cascas de ovos, sementes, folhas, madeira e até dejetos humanos. 

 

Separando o lixo corretamente na sua casa

 

Você sabe como separar o lixo corretamente? Existe uma categoria de separação do lixo reciclável, bastante conhecida é encontrada em vários pontos da cidade e até mesmo em apartamentos, grandes empresas e escolas. 

 

Apesar de parecer simples, é uma tarefa que exige muita atenção e até paciência.

 

1. Lixo reciclável

 

O lixo reciclável é composto principalmente por papel, papelão, vidro, plástico e alumínio. 

 

No processo de separação, é importante realizar a higienização dos resíduos para evitar o acúmulo de insetos e mau odor. 

 

2. Lixos perigosos

 

Os resíduos perigosos são aqueles tipos de material que apresentam riscos à saúde pública e ao meio ambiente, exigindo tratamento e disposição especiais em função de suas características de inflamabilidade, corrosividade, reatividade, entre outras.

 

Alguns materiais são perigosos e seu descarte deve ser feito com atenção como por exemplo lâmpadas fluorescentes, que possuem mercúrio altamente poluente; os cartuchos e toners; pilhas e baterias; eletrônicos; eletrônicos como CPUs, monitores, cabos, teclados, celulares; e estabilizadores e eletrodomésticos. 

 

3. Lixos orgânicos 

 

Você sabia que o lixo orgânico também pode ser reciclado? Se descartado da forma correta pode virar adubo e combustível!

 

A composteira é um reservatório destinado a compostagem de materiais orgânicos e pode ser encontrada em diversas formas, como: barril, tonel, recipientes criados a partir de tijolos, madeira, tela de arame, entre outros. 

 

Agora que você já sabe como separar o lixo, que tal implementar essas técnicas dentro da sua casa? Uma pequena tarefa diária é capaz de salvar o meio ambiente. Faça a sua parte!

Compartilhe essa publicação